No Brasil,
observam-se leituras e apropriações de aspectos do estilo Art Nouveau na
arquitetura e na pintura decorativa. Em sintonia com o boom do ciclo da borracha, entre 1850/1910,
as cidades de Belém e Manaus tem, incorporados à sua arquitetura, vários
elementos Art Nouveau.
(Neste palacete observamos
as grades das janelas, o portão de entrada (em ferro fundido) e internamente a
existência de vários lustres.)
No norte do país o
Art Nouveau também teve incorporado elementos da cultura local, como homens
marajoaras e indígenas. Já no Rio de Janeiro
tem-se a influencia do Art Nouveau na Confeitaria Colombo, inaugurada em 1905.
(Teto da Confeitaria Colombo.)
Em São Paulo temos
um edifício importante que representa o Art Nouveau: a Vila Penteado, projetada
pelo arquiteto sueco Carlos Ekman (1866-1940) e construída em 1902 para abrigar
duas importantes famílias paulistas, a do Conde Antonio Álvares Penteado e a de
seu genro, Antônio Prado Junior.
Situado na Rua
Maranhão, no Bairro de Higienópolis, o prédio foi doado à USP em 1949, a
luxuosa construção de dois pavimentos, com mais de 60 cômodos, é hoje a sede da
Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São
Paulo – FAU-USP.
(Vila Penteado antes do
restauro)
(Vila Penteado atualmente)
Outros exemplos de
Art Nouveau encontrados no Brasil são:
(Viaduto Santa Efigênia em
São Paulo)
(Escadaria metálica do
Palácio da Liberdade, sede do poder executivo mineiro.)
(Antiga Villa Catharino,
hoje Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador.)
(Casa Franklin - Rio de
Janeiro, Brazil)
(Teatro José de Alencar -
Fortaleza)
(Edifício dos Correios –
Porto Alegre, Brazil)
Fonte principal: https://arquitracobrasil.wordpress.com/art-nouveau/
Comentários
Postar um comentário