Em 1895 na França surge um estabelecimento destinado a
comercializar as últimas criações diferenciadas das do estilo vitoriano, também
conhecido no local como Luís Felipe e Napoleão III, o então comércio de novas
criações levou o nome de Art Nouveau. Inserindo-se no centro da sociedade
moderna, o Art Nouveau reage ao historicismo da arte acadêmica do século XIX e
ao sentimentalismo e expressões líricas do românticos e visa inserir-se a vida
cotidiana, atendendo as mudanças sociais e o ritmo movimentado da vida moderna.
Esse movimento tende a revalorizar a beleza e colocá-la ao alcance de todos,
pela parceira entre arte e indústria.
Elegante, o Art Nouveau foi o primeiro movimento orientado
exclusivamente para o design, por isso foi marcado como um estilo que trazia
exuberância decorativa, formas ondulantes com contornos bastante sinuosos e
composição assimétrica, também foi de suma importância ao artista gráfico por
causa da página impressa e sua influência na criação de formatos de letras e de
marcas comerciais. Por ser um movimento
das artes decorativas, preocupavam-se em tornar mais agradável os objetos
industrializados, exemplo disso são os desenhos florais aplicados nos pés de
ferro das máquinas de costura, em papéis de parede, em grades de ferro fundido e
em ilustrações de livros, as peças artesanais também únicas exibem os mesmos
padrões. É o período dos vitrais, vasos, luminárias, jóias e móveis únicos e
requintados.
Teve sua difusão entre 1883 e 1910 nos países da Europa e
nos Estados Unidos. No Brasil desempenhou papel significante nos objetos
decorativos e em obras arquitetônicas, perdurou até a década de 1920.
Na França Émile Gallé destaca-se por seus vasos sinuosos
de vidro, René Lalique por suas jóias de pérolas e esmalte e Hector Guimard
pela a ornamentação de entradas de algumas estações de metrô em Paris. O
arquiteto Victor Horta, destaca-se na Bélgica por sua obra-prima, a Casa Tassel
localizada em Bruxelas, nessa obra é enorme o número de trabalhos em ferro
fundido. Nos Estados Unidos o representante desse movimento é Louis Tiffany,
que se inspirou na cultura mourisca e japonesa e criou vasos e outras peças
marcadas pela ousadia e por seu imenso valor. No início do século XX, o
forçamento a uma padronização imposta pela indústria faz o movimento Art
Nouveau perder força em todo o mundo, tendo seu nome diferenciado em cada país.
(Restaurante Cristóvão -
Confeitaria Colombo, Rio de Janeiro – Brasil)
No Brasil o Art Nouveau chegou no início do século XX, em
sua bagagem teriam principalmente elementos referentes a decoração de
interiores ou de grandes elementos arquitetônicos de ferro forjado. É possível
encontrar exemplos do estilo em edifícios projetados pelo francês Victor Dubugras
e do sueco Karl Ekman como a Vila Penteado em São Paulo, também são encontrados
em gradis, portas e móveis produzidos pelo Liceu de Artes e Ofícios de São
Paulo. No Rio de Janeiro o interior da Confeitaria Colombo é um grande exemplo,
cerâmicas e cartazes de Eliseu Visconti tem um inspiração profunda no Art
Nouveau.
fonte: https://arquiteturadobrasil.wordpress.com/art-nouveau-no-brasil/
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