Pular para o conteúdo principal

Curiosidades sobre Art Nouveau





                                Imagem relacionada


O termo "Art Noveau" surgiu em 1900, em Paris, na medida em que foram expostos objetos, móveis, tapeçarias, na galeria de Arte (iniciada em 1895) denominada “Mason Art Nouveau” (Casa da Arte Nova) do decorador Samuel Bing.

O termo "Art Noveau" dependendo do local recebeu outros nomes, a saber: "Jugendstil" (estilo da juventude) na Alemanha; "Stile Liberty" ou "Arte Nuova" na Itália; "Secessão" na Áustria e na Hungria; "Style Glasgow" no Reino Unido; "Style Tiffany" nos Estados Unidos, "Le Style Moderne" na França; "Modernista" na Espanha.

Essa arte representou uma ruptura com as tradições naturalistas do século XIX; procurou unir a arte à técnica moderna e à produção industrial; e na arquitetura adotou novos materiais de construção visando unir a beleza e a funcionalidade.

Suas primeiras manifestações datam de 1880, atingindo o apogeu em 1900 - quando obteve consagração internacional. Após, entrou em declínio embora perdurasse até a Primeira Guerra Mundial.

                                Resultado de imagem para art nouveau victor horta

O elemento feminino sempre esteve presente: era a mulher sensual, melancólica ou demoníaca, com forte carga erótica (vitrais de E.Grasset).

No início do século XX os preceitos e teorias do Art Nouveau já apareciam desgastados, suas formas mal copiadas. O Art Nouveau não repudiou a industrialização, mas não sobreviveu a ela: o técnico substituiu o artesão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fases do Cubismo

Enquanto o movimento cubista se desenvolvia, sofreu várias alterações, sendo principalmente marcado pelas seguintes: 1. O cubismo primitivo ou cézanniano (entre os anos de 1907 e 1909): é a fase que dá início ao Cubismo. Período marcado pela forte presença das obras de Paul Cézanne. As primeiras pinturas cubistas foram descritas pela restrição às formas geométricas.  (Georges Braques - Case a L'Estaque) 2. O cubismo analítico (entre os anos de 1910 e 1912): fase marcada pela união dos trabalhos criados separadamente por Picasso e Braque. Demonstra uma decomposição de objetos que estão representados no cotidiano. È uma combinação de pedaços de peças, vistos de várias maneiras com perspectivas diferentes.   (Cabeza de mujer, 1909) 3. O cubismo Sintético (entre os anos de 1913 e 1914): este tipo de cubismo era composto por colagens de vários papéis com diferentes texturas e padrões, as cores tornaram-se muito mais vivas. O espaço e volume são inspirados com

Curiosidades sobre o Cubismo

O cubismo por meio de suas colagens introduziu letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção do artista de criar novos efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no espectador as sensações tácteis. Assim contrastavam intencionalmente áreas de cores lisas e rugosas, ásperas e com relevos, para efeitos de tactilidade. Tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. (Manzanas y naranjas, 1899 - Paul Cezanné) Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar o

Características principais do Cubismo

No cubismo, as formas da natureza eram representadas por meio de figuras geométricas que representam as partes de um objeto no mesmo plano. Sem nenhum compromisso com a aparência real das coisas, o Cubismo visava promover a decomposição, a fragmentação e a geometrização das formas. Na literatura, a linguagem era usada para retratar as palavras de forma simultânea, buscando formar uma imagem. Geometrização das formas e volumes; Renúncia à perspectiva O claro-escuro perde sua função; Representação do volume colorido sobre superfícies planas; Sensação de pintura escultórica; Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave. Cores fechadas. http://www.estudopratico.com.br/cubismo-caracteristicas-fases-e-o-movimento-no-brasil/