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Características gerais da Art Nouveau


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(O Palácio da Música Catalã, localizado em Barcelona, Espanha.)

As principais características de objetos decorativos do Art Nouveau são os materiais utilizados e o seu design. O ferro, metal, madeira, pedrarias e o vidro são os principais deste tipo de arte. O que também os caracteriza são as suas linhas curvas, ondulares, assimétricas. São detalhes milimetricamente pensados, preocupados com a estética, com o aspecto decorativo. Um dos exemplos fáceis de serem reconhecidos, são as antigas penteadeiras. Cheias de curvas e desenhos rebuscados, são finas exemplificações do que podemos chamar de Art Nouveau.
Ele dissociou-se do Simbolismo em busca do período de autenticidade.
É o primeiro movimento que emerge quase que inteiramente de imitação de estilos anteriores (renascentista, barroco, Neoclassicismo, Romantismo, etc.) em busca da identidade urbana e moderna, desde o nascimento de um novo século.
Ele utiliza técnicas que são peculiares: reprodução mecânica, como a impressão de bloco, arte do cartaz, impressão...
Esteticamente são planas, lineares e imagens ornamentais, que são reduzidas a uma economia de meios que lhes dá beleza única, longe da figuração, para se concentrar em mera decoração, muito perto do design industrial.
As únicas conexões estilísticas que você pode encontrar são os de Pré-rafaelismo o último Romantismo Inglês, e chamou Artes e Ofícios Movimento. Na sua extraordinária difusão contribuiu tão agradável e fácil de ler, ajudado pelo início das exposições pictóricas e internacionais, dois eventos que aparecem na década de 1890.

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Características principais do Cubismo

No cubismo, as formas da natureza eram representadas por meio de figuras geométricas que representam as partes de um objeto no mesmo plano. Sem nenhum compromisso com a aparência real das coisas, o Cubismo visava promover a decomposição, a fragmentação e a geometrização das formas. Na literatura, a linguagem era usada para retratar as palavras de forma simultânea, buscando formar uma imagem. Geometrização das formas e volumes; Renúncia à perspectiva O claro-escuro perde sua função; Representação do volume colorido sobre superfícies planas; Sensação de pintura escultórica; Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave. Cores fechadas. http://www.estudopratico.com.br/cubismo-caracteristicas-fases-e-o-movimento-no-brasil/

Fases do Cubismo

Enquanto o movimento cubista se desenvolvia, sofreu várias alterações, sendo principalmente marcado pelas seguintes: 1. O cubismo primitivo ou cézanniano (entre os anos de 1907 e 1909): é a fase que dá início ao Cubismo. Período marcado pela forte presença das obras de Paul Cézanne. As primeiras pinturas cubistas foram descritas pela restrição às formas geométricas.  (Georges Braques - Case a L'Estaque) 2. O cubismo analítico (entre os anos de 1910 e 1912): fase marcada pela união dos trabalhos criados separadamente por Picasso e Braque. Demonstra uma decomposição de objetos que estão representados no cotidiano. È uma combinação de pedaços de peças, vistos de várias maneiras com perspectivas diferentes.   (Cabeza de mujer, 1909) 3. O cubismo Sintético (entre os anos de 1913 e 1914): este tipo de cubismo era composto por colagens de vários papéis com diferentes texturas e padrões, as cores tornaram-se muito mais vivas. O espaço e volume são inspirados com

Curiosidades sobre o Cubismo

O cubismo por meio de suas colagens introduziu letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção do artista de criar novos efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no espectador as sensações tácteis. Assim contrastavam intencionalmente áreas de cores lisas e rugosas, ásperas e com relevos, para efeitos de tactilidade. Tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. (Manzanas y naranjas, 1899 - Paul Cezanné) Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar o