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Contexto histórico da Art Nouveau no mundo

Em 1895 na França surge um estabelecimento destinado a comercializar as últimas criações diferenciadas das do estilo vitoriano, também conhecido no local como Luís Felipe e Napoleão III, o então comércio de novas criações levou o nome de Art Nouveau. Inserindo-se no centro da sociedade moderna, o Art Nouveau reage ao historicismo da arte acadêmica do século XIX e ao sentimentalismo e expressões líricas do românticos e visa inserir-se a vida cotidiana, atendendo as mudanças sociais e o ritmo movimentado da vida moderna. Esse movimento tende a revalorizar a beleza e colocá-la ao alcance de todos, pela parceira entre arte e indústria.
Elegante, o Art Nouveau foi o primeiro movimento orientado exclusivamente para o design, por isso foi marcado como um estilo que trazia exuberância decorativa, formas ondulantes com contornos bastante sinuosos e composição assimétrica, também foi de suma importância ao artista gráfico por causa da página impressa e sua influência na criação de formatos de letras e de marcas comerciais.  Por ser um movimento das artes decorativas, preocupavam-se em tornar mais agradável os objetos industrializados, exemplo disso são os desenhos florais aplicados nos pés de ferro das máquinas de costura, em papéis de parede, em grades de ferro fundido e em ilustrações de livros, as peças artesanais também únicas exibem os mesmos padrões. É o período dos vitrais, vasos, luminárias, jóias e móveis únicos e requintados.
Teve sua difusão entre 1883 e 1910 nos países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil desempenhou papel significante nos objetos decorativos e em obras arquitetônicas, perdurou até a década de 1920.
Na França Émile Gallé destaca-se por seus vasos sinuosos de vidro, René Lalique por suas jóias de pérolas e esmalte e Hector Guimard pela a ornamentação de entradas de algumas estações de metrô em Paris. O arquiteto Victor Horta, destaca-se na Bélgica por sua obra-prima, a Casa Tassel localizada em Bruxelas, nessa obra é enorme o número de trabalhos em ferro fundido. Nos Estados Unidos o representante desse movimento é Louis Tiffany, que se inspirou na cultura mourisca e japonesa e criou vasos e outras peças marcadas pela ousadia e por seu imenso valor. No início do século XX, o forçamento a uma padronização imposta pela indústria faz o movimento Art Nouveau perder força em todo o mundo, tendo seu nome diferenciado em cada país.
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(Restaurante Cristóvão - Confeitaria Colombo, Rio de Janeiro – Brasil)

No Brasil o Art Nouveau chegou no início do século XX, em sua bagagem teriam principalmente elementos referentes a decoração de interiores ou de grandes elementos arquitetônicos de ferro forjado. É possível encontrar exemplos do estilo em edifícios projetados pelo francês Victor Dubugras e do sueco Karl Ekman como a Vila Penteado em São Paulo, também são encontrados em gradis, portas e móveis produzidos pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. No Rio de Janeiro o interior da Confeitaria Colombo é um grande exemplo, cerâmicas e cartazes de Eliseu Visconti tem um inspiração profunda no Art Nouveau.

fonte: https://arquiteturadobrasil.wordpress.com/art-nouveau-no-brasil/

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